27 de Abril de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 09:36 - A | A

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 09h:36 - A | A

RELAÇÕES EXTERIORES

Lula recebe presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

Redação

presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terca-feira (23), no Palácio do Planalto, o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, acompanhou a reunião, que teve duração de cerca de uma hora.

Adesina está em sua terceira visita ao Brasil, país que faz parte do banco desde 1983 como membro extrarregional. Nas duas visitas anteriores, como representante do governo nigeriano, ele conheceu programas e políticas sociais do país e visitou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Tudo o que estiver ao alcance do Brasil para colaborar com o desenvolvimento africano, em todas as áreas, nós vamos fazer”, comenta Luíz Inácio. 

Na presente visita, o executivo também se reuniu com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Nísia Trindade (Saúde). Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), Adesina afirmou ao presidente Lula que admira muito o acesso universal à saúde. “Vamos investir 3 bilhões de dólares para desenvolver capacidade de produção de fármacos. Hoje a África importa 80% dos medicamentos que consome”, disse ele, destacando que o Brasil pode ajudar muito a África com tecnologia, capacidade de produção de fármacos e experiência de universalização da saúde.


“Obrigado por sempre colocar a África como uma prioridade. E seu discurso na Cúpula da União Africana demonstrou isso. Obrigado pelos esforços para que a União Africana fosse parte do G20 e parabenizo sua liderança por chamar a atenção do mundo para a necessidade de desenvolvimento, do combate à fome e à pobreza”, afirmou Adesina, nesta terça-feira.

 Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Ao falar da atuação do banco, Adesina destacou a priorização de cinco áreas estratégicas: a universalização do acesso à energia elétrica; a segurança alimentar e erradicação da fome; a integração logística entre os países africanos; a industrialização; e a melhoria geral da qualidade de vida. Citou também que nos últimos sete anos, 400 milhões de pessoas foram diretamente impactadas por projetos financiados pelo banco. Também destacou, junto com a ministra Simone Tebet, a formalização da adesão do Brasil ao Pacto Lusófono, acordo que visa a desenvolver o setor privado nos países africanos de língua portuguesa, abrindo novas oportunidades para investidores brasileiros na África.


Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Centro-Oeste Popular (copopular.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.


image